sexta-feira, 8 de março de 2013

Independência Americana (1776)

Alunos da 72,

Aqui neste post estou disponibilizando alguns materiais adicionais referentes a nossas aulas iniciais deste trimestre. O tema trabalhado era a Guerra da Independência Americana de 1776. Este mapa demonstra as treze colônias antes do período de guerras:

 Vocês perceberam que além das Treze Colônias (que estão com seus nomes abreviados), temos as terras destinadas aos indígenas. Essa situação iria mudar, inspirando muitos filmes do gênero que jocosamente chamamos de "Bang-Bang". O que hoje conhecemos como "Velho Oeste", seria alvo da política da Marcha para o Oeste, onde o país expandiria seus territórios, ora por anexação, ora por compra.

Se alguém quiser assistir está disponível no youtube um vídeo da History Channel sobre o assunto. São três vídeos curtinhos de aproximadamente 10 minutos, porém bastante instrutivos e ilustrativos.
                          

Porém, antes de expandir os Estados Unidos da América teriam de vencer seu colonizador, a poderosa Inglaterra. Importante lembrar que nem todas as colônias (eram Treze!) estavam dispostas a independência. As chamadas "Leis intoleráveis" levaram os colonos da Nova Inglaterra a revoltarem-se diante de sua situação, entendida como um descaso do rei inglês. Os ideais iluministas começaram a nutrir cada vez mais o desejo de emancipação.
Conforme havia relatado a vocês vamos assistir e discutir sobre o filme "O Patriota", que relata a visão de Benjamin Martin, um herói americano contra as "ofensivas" indígenas que agora descansava em sua fazenda. Este que era viúvo, morava e trabalhava as terras da fazenda com seus sete filhos. Estoura a guerra em 1775. Em uma das invasões inglesas, sua fazenda é invadida. Neste conflito um de seus filhos é friamente assassinado. Este fato impulsiona Benjamin a entrar na guerra em defesa de seu país.

                                 Fonte: www.eovideolevou.com.br


                                 Clique e assista!

Para finalizar este post sobre Guerra de Independência dos Estados Unidos da América, fica o link disponível da Constituição Americana. Chamados pela curiosidade consultem para discutirmos em aula. 


Até breve e bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário